Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

docarlos



Quinta-feira, 17.12.15

VIVE LA FRANCE

Li algures, que a FN de extrema direita, vencedora na 1a volta das regionais francesas, foi uma criação da Direita (incluindo o PS) com a finalidade de evitar o voto nos comunistas, mais exactamente os eurocomunistas do PCF, e que esta Direita, apenas se serve daqueles fascistas quando acham necessário, eliminando-os quando fazem o seu trabalho, como aconteceu agora. Bem...., não desminto, porque em Portugal, temos algo parecido, com a diferença de que foram mais espertos e os bonequinhos estão à esquerda. No entanto, com arranjos ou sem arranjos frentistas, com arranjos ou sem arranjos na forma de exercer democracia, há uma coisa que é inegavel: VENDO PERIGO, AQUELE POVO que ainda considero dos mais cultos do mundo, NA SEGUNDA VOLTA, VARREU A FAMÍLIA LE PEN, pondo-a no seu lugar.

Que conclusão tirar desta situação? Simples: mesmo alienados pelo consumismo, a experiência de um passado não muito longínquo, com os nazis e Vichi e, todos aqueles não franceses, mas com direito a voto, filhos de países onde a democracia burguesa, ainda não chegou, em guerra e fanatismo religioso, disseram não a um passado muito perigoso e terrivel. Que os portugueses aprendam! Quanto ao favor feito à Direita tradicional, isso é outra história, contra a qual, todos os povos têm de aprender a lutar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por docarlos.blogs.sapo.pt às 12:27


2 comentários

De uniondes peuples a 17.12.2015 às 13:30

Boa tarde Carlos Alberto Fialho.
Uma vez mais, em Portugal << vende-se gato por lebre >>. Não foi a Direita-répùblicana quem criou o FN nazi; ele subsistiu à queda do Governo de Vichy e foram os que escaparam a condenações por crimes-de-guerra que o formaram -- um insignificante grupelho, mesmo com menor insidencia do que << os monarquicos >>. Claro que esses << gatos pingados >> votavam à direita, por não terem Partido legal.
E François Mitterrand quem, nos finais do seu primeiro mandato, os reconhece e legalisa como Partido politico -- retirando-os do anonimato cria divisão à Direita, o que forçosamente favorece os votos no Partido Socialista Francês.
Convem abrir aqui um parentisis, àcerca de François Miterrand: ele ocupou posições importantes no Governo de Pétin ( Vichy ) e, como alguns outros, << mudou de casaca >> nos fins da guerra. Evidentemente que o passado pro-nazi de Mitterrand tinha sido esquecido, ou ocultado por personalidades da burguesia que sabiam perfeitamente que Mitterrand nada tinha de revolucionario, representado um valôr seguro para as suas posições dominantes.
A sucessão de erros de George Marchais ( PCF ) e os finais da Guerra-Fria, com as fraquezas de Andropov, Tchernenko e Mikhaïl Gorbatchev, adormecem o proletariado europeu e, especialmente, de França. Depois da morte de Pompidou instala-se o caos e aumenta a corrupção. Eis porque os Francêses( nos inicios da decada de 1980 ) votam no Partido Socialista como unica tabua-de-salvação. Caiem, então, na ratoeira do bi-partidarismo e entram nas alternancias enquanto forma protestataria. As condições estão assim reunidas para que o Partido Socialista Francês jogue com o seu trunfo << FN >> contra a então UMP ( direita democratica ); em cada eleição, os fascistas merecem apoios mediaticos -- os Midias francêses raramente foram independentes, desde 1920.
Nestas recentes eleições Regionais, os votos da primeira volta, no FN ( neo-nazi ) significaram que os Francêses jà compreenderam as mentiras desta V° Repùblica repleta de oligarcas corruptos e corruptores; os resultados da 2° voltam demonstram que a França se recusa aos fascistas/nazis, conquanto ainda não possua as armas necessarias para evitar a clausura do bi-partidarismo.
Pessoalmente, e porque não vejo outro mais honesto, vou aderir ao Movimento criado por Jean-Luc Mélenchon -- conquanto saiba que não cabem no Socialismo Cientifico de Marx, Engels, Lenine. << O Menor dos Males >> ?!... Sim, estou consciente; tendo medido as consequencias.
Com votos de Boas Festas, as melhores saudações revolucionarias, desde Pornichet ( 44380 ), aos 17/12/2015 José Rocha da Fonseca.

De docarlos.blogs.sapo.pt a 17.12.2015 às 18:22

Obrigado pelas correcções. O meu post, é mais para chamar a atenção da recusa dos franceses ao fascismo, ao nazismo.
Boas Festas.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031